sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Atividade 2a socializando uma experiência com projeto em sala de aula

urso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: IV
Atividade: 2A
Cursista: Armelinda Pereira Saraiva
Data:07/09/2010
Tutora: Maria Madalena Pereira da Silva


O projeto que conheço o qual pretendo também realizá-lo com meus alunos foi o, “Eliminando o mosquito, acabando com a dengue”.
Para iniciar a execução deste projeto, foi proposto aos alunos a leitura do livro “Que febre de mosquito!” O qual conta como o mosquito aedes aegypti ataca, onde põe ovos e quais são os sintomas da doença.
Em roda de conversa os alunos foram questionados se conheciam alguém que teve dengue. Eles responderam que sim, fizeram relatos sobre a doença e na oportunidade falaram também a respeito do mosquito inclusive como ele se prolifera.
No segundo dia foi trabalhado as maneiras como se pode evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti. Os alunos orientados pela professora fizeram uma listagem de informações que já tinham sobre o assunto, e para verificação dos itens listados, assistiram em data shoou ao vídeo da Turma da Mônica, encontrado no seguinte link http://www.youtube.com/watch?v=vZgmsDT10E8&NR=1&feature=fvwp.
Depois de assistirem ao filme a professor junto com os alunos fizeram uma nova leitura dos itens listados para verificar se faltava algum item e acrescentaram algumas informações.
Na outa proposta da professora os alunos em grupo, produziram cartazes copiando do quadro os cuidados que devemos ter para o mosquito não se reproduzir, fizeram ilustrações e depois de socializarem as informações, os cartazes foram colocados a exposição em diversos locais da escola para informação do comunidade escolar.
Na etapa seguinte a professora disse aos alunos que existe uma armadilha para pegar o mosquito que é muito fácil de fazer e convidou a turma para assistir o vídeo da entrevista que um professor da UFRJ deu no Jornal Hoje, onde ele conta como desenvolveu esta "mosquitoeira" e mostra como fazer. A professora então após a exibição do vídeo convidou a turma para confeccionar uma mosquitoeira para cada aluno levar para casa. Para facilitar a confecção a professora anotou em um mural os materiais necessários e modo de fazer a mosquitoeira, passo a passo. Esta listagem foi feita com a coloboração dos alunos que após assistirem ao vídeo, por mais de uma vez, tiveram condições de ditar para a professora o modo de fazer a armadilha e nessa oportunidade a professora trabalhou texto instrucional.
Terminada a confecção da armadilha para pegar o mosquito aedes aegypti, cada aluno copiou do mural o manual de confecção da mosquiteira, fez uma ilustração de como ela ficou e levaram para casa com o objetivo de passar a informação para sua comunidade.
Durante este trabalho percebeu se que os alunos aprenderam mais sobre o mosquito aedes aegypti, sobre a doença causada por ele, sua forma de proliferação, como evitá-la, conheceram e produziram texto instrucional, .
Pode-se notar que a utilização do computador e do data shoou facilitou o trabalho da professora na transmissão da mensagem e muito contribuiu para o entendimento do conteúdo, motivando o interesse, e a participação dos alunos nas aulas que foram levados a realizarem campanha contra a dengue.

Texto síntese

urso: Tecnologias na Educação: Pensando sobre possíveis mudanças e contribuições das tecnologia
Unidade: IV
Atividade: 1
Cursista: Armelinda Pereira Saraiva
Data:26/09/2010
Tutora: Maria Madalena

Ao ler as contribuições dos cursitas no fórum percebe-se que o uso das tecnologias está provocando uma mudança de paradigma pedagógico, enriquecendo o ambientes de aprendizagem, onde o aluno tem chance de construir seu próprio conhecimento.
A escola ainda está dando os primeiros passos em relação ao uso da tecnologia enquanto lá fora as crianças estão em contato direto com as diferentes formas tecnológicas.
Isso nos leva a assumirmos uma postura diferente em relação aos tradicionais métodos de aprendizagem uma vez que a passividade em aprender dá lugar a interação. Conseqüentemente a aprendizagem do aluno acontecerá de forma muito mais verdadeira e concreta. Claro que diante de tudo isso o educador precisa estar em constante aperfeiçoamento
Assim, é importante que todo o profissional da educação, busque superar os desafios que temos que enfrentar com relação às Tecnologias em educação, e entender que tais desafios acontecem em todas as esferas.
Como professores, devem nos manter atualizado e absorver novas informações, integrando-as ao conhecimento já adquirido.
É necessário que se estude muito e busque a cada dia a construção de um novo conhecimento que vá de encontro com suas necessidade de informações e saberes para realizar seu trabalho com mais segurança.

Fórum Pensando sobre possíveis mudanças

De acordo a reflexão que fiz referente o texto de Pedro Demo, percebi o quanto às coisas vem evoluindo de uma determinada época para cá, e que nós professores precisamos acompanhar e ir à busca desses novos saberes.

Enquanto professores devem nos manter atualizado e obsorver tais informações integrando-as ao conhecimento já adquirido é necessário que se estude muito e busque a cada dia a construção de um novo conhecimento que vá de encontro com suas necessidade de informações e saberes. Portanto no mundo atual a escola dever estar conectada com as novas tecnologias. Pois assim teremos alunos cada vez mais interessados na busca pelo conhecimento.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Plano de aula para o 1* ano inicial

Escola Estadual José Costa Soares
Plano de aula para o 1 ano do Ensino Fundamental
Professora Armelinda
Disciplina: Língua portuguesa , História e Artes
Habilidades:
Ouvir os outros com atenção;
Representar a fala de personagens;
Sensibilizar o educando para a acolhida do outro com suas diferenças pessoais.
Acolhida:
Cantar com os alunos a música dos cinco patinhos ( Da Xuxa).
Curtindo a leitura:
Contar para os alunos a história do Patinho Feio.
Situação Didática:
Após contar a história do Patinho Feio, pedir aos alunos para escolherem o momento que mais gostaram.
Na sequência pedir que formem grupos e criem cenas para dramatizarem.
Mostrar as cenas improvisadas ao restante da turma, abrindo comentários no final de cada cena apresentada trabalhando os seguintes temas: preconceito, discriminação, relacionamento, solidariedade, respeito e superação.
Avaliação:Observar a atenção, participação e desempenho de cada aluno durante a aula.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Mensagem as Mães

Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: 2
Atividade:
Cursista: Armelinda Pereira Saraiva
Data:23/05/2010
Em computação, hipertexto é um sistema para a visualização de informação cujos documentos contêm referências internas para outros documentos (chamadas de hiperlinks ou, simplesmente, links), e para a fácil publicação, atualização e pesquisa de informação.Ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.
Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento.
Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.
Finalmente hipertextos tornam realidade a abordagem interdisciplinar dos mais diversos temas, abolindo as fronteiras que separam as áreas do conhecimento. No entanto é necessário atenção redobrada para que o foco de pesquisa não seja deslocado para assuntos diversos, também de interesse do aluno e do pesquisador, mas que não se definem como complementares àquela intertextualidade que o leitor hipertextual buscava no início da pesquisa.