GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES
GUARAÍ – TOCANTINS
PLANO DE AULA – METODOLOGIA TRILHAS
Responsáveis:
Orientadora Educacional:
Denise Cirqueira de Lima Silva
Professoras:
Armelinda Pereira Saraiva
Dirce Maria Aranha da Silva Sousa
1º ano
Habilidades a serem desenvolvidas:
Ler textos através de gravuras;
Descrever localização em determinado espaço, utilizando terminologia adequada;
Desenhar croquis de espaço
Reconhecer-se como indivíduo e parte integrante do grupo social
Conteúdos:
Português:
Elaboração de entrevista
Digitação de palavras
Matemática:
Localização espacial
Representação de espaços
Geografia:
Eu e minha escola
Ciências:
Percepção do mundo
Artes:
Desenhos de croquís
Confecção de etiquetas
Tempo estimado:
Duas semanas.
Período: 09 a 18 de fevereiro de 2011
Recursos materiais:
Folhas A4, lápis de cor, lápis de escrever, laptops UCA, data show
Desenvolvimento
1ª Etapa:
Foi projetado para os alunos um vídeo com exemplo de entrevista para
perceberem a organização interna da estrutura da entrevista em pergunta e resposta.
Na seqüência discutiu-se com os alunos como deve ser a abertura e encerramento da entrevista pelo entrevistador;
2ª Etapa:
Os alunos foram divididos em grupos e orientados sobre o opasseio que seria realizado pela escola e uma visita aos departamentos, sendo que cada grupo iria entrevistar o responsável por cada setor.
Setores a foram visitados:
Direção
Financeiro
Biblioteca
Laboratório de Informática
Secretaria
Coordenação
Orientação Educacional
Cantina
3ª Etapa:
Elaboração oral de entrevistas em grupose ensaio.
4ª Etapa
Traçado do roteiro para passeio na escola.
Realização do passeio pela escola e entrevistas com os responsáveis por cada departamento visitado.
5ª Etapa
Discução oral com os alunos sobre as observações que eles fizeram durante o passeio.
6ª Etapa
Foi pojetado no data show figura de croqui e explicado aos alunos sua utilidade.
7ª Etapa
Realização de desenhos de croquís da escola traçando o percurso que fizeram no passeio.
8ª Etapa
Utilizando os lap top os alunos desenharam no tux paint o ambiente da escola que mais gostou de ter visitado.
9ª Etapa
Os alunos digitaram (kword) os nomes dos departamentos da escola e seus respectivos responsáveis, para elaboração de plaquetas para as portas de cada ambiente visitados.
10ª Etapa
Confecção das plaquetas que depois foram afixados na escola.
11ª Etapa
As atividades foram lançadas no blog e apresentadas aos alunos os quais foram solicitados a fazerem comentários oralmente sobre as ações desenvolvidas.
Cronograma de Trabalhos:
Etapas Data de realização
1ª etapa 09 de fevereiro de 2011
2ª etapa 09 de fevereiro de 2011
3ª etapa 10 de fevereiro de 2011
4ª etapa 11 de fevereiro de 2011
5ª etapa 11 de fevereiro de 2011
6ª etapa 14 de fevereiro de 2011
7ª etapa 14 de fevereiro de 2011
8ª etapa 15 de fevereiro de 2011
9ª etapa 16 de fevereiro de 2011
10ª etapa 16 de fevereiro de 2011
11ª etapa 18 de fevereiro de 2011
Avaliação:
A avaliação foi feita por meio da observação do desempenhos dos alunos nas atividades realizadas e também pela análise dos seus comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário