quinta-feira, 31 de março de 2011

Concurso de desenho para ilustrar a capa do livro da escola

Melhores desenhos dos alunos do 1º ano "A", realizado no laptop para a escolha da capa do livro do ano de 2010.









As autoras foram: Milena e Lorena.

Carnaval 2011

Apresentação da minha turminha do 1º ano, sambando no carnaval de 2011

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Atividade 2 _ Módulo 3

Os questionamentos são importantes para o raciocínio do educando porém, é necessário que o professor saiba selecioná-los adequadamente ao momento e conteúdos ministrados.
Sendo papel do educador aproximar os alunos dos conhecimentos cientificamente construídos, é fundamental fazer perguntas estimulantes e desafiadoras que exija o desenvolvimento de capacidade cognitiva mais complexas, como análise, síntese e avaliação. Desta forma levará o aluno a explorar idéias e aplicar o novo conhecimento em outras situações.

Atividades 1.1 - Módulo 3

O texto Boca de Forno de Rubens Alves faz uma crítica da forma errônia de administração das aulas nas séries iniciais, quando o educador ao invés de provocar o raciocínio da criança prefere levar conteúdos prontos. Não pensam eles que essas crianças necessitam elas mesmas descobrirem diversas formas de vencerem os desafios que encontrarão durante sua vida.
Ainda bem que atualmente a maioria dos professores estão inovando seu fazer pedagógico propriciando a seus alunos aulas com metodologias diversificadas e inovadoras.

Atividade 1 - Módulo 3

O questionamento estimula a curiosidade e esta gera o aprendizado o qual promove o crescimento educativo. Isso levo o nosso fazer reflexivo a respeito do nosso trabalho na educação, gerando o aprendizado melhor dos nossos educandos.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Trabalhando trilhas

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ COSTA SOARES
GUARAÍ – TOCANTINS

PLANO DE AULA – METODOLOGIA TRILHAS


Responsáveis:
Orientadora Educacional:
Denise Cirqueira de Lima Silva
Professoras:
Armelinda Pereira Saraiva
Dirce Maria Aranha da Silva Sousa

1º ano

Habilidades a serem desenvolvidas:
Ler textos através de gravuras;
Descrever localização em determinado espaço, utilizando terminologia adequada;
Desenhar croquis de espaço
Reconhecer-se como indivíduo e parte integrante do grupo social

Conteúdos:
Português:
Elaboração de entrevista
Digitação de palavras


Matemática:
Localização espacial
Representação de espaços

Geografia:
Eu e minha escola

Ciências:
Percepção do mundo

Artes:
Desenhos de croquís
Confecção de etiquetas

Tempo estimado:
Duas semanas.
Período: 09 a 18 de fevereiro de 2011

Recursos materiais:
Folhas A4, lápis de cor, lápis de escrever, laptops UCA, data show

Desenvolvimento
1ª Etapa:
Foi projetado para os alunos um vídeo com exemplo de entrevista para
perceberem a organização interna da estrutura da entrevista em pergunta e resposta.
Na seqüência discutiu-se com os alunos como deve ser a abertura e encerramento da entrevista pelo entrevistador;

















2ª Etapa:
Os alunos foram divididos em grupos e orientados sobre o opasseio que seria realizado pela escola e uma visita aos departamentos, sendo que cada grupo iria entrevistar o responsável por cada setor.
Setores a foram visitados:
Direção
Financeiro
Biblioteca
Laboratório de Informática
Secretaria
Coordenação
Orientação Educacional
Cantina

3ª Etapa:
Elaboração oral de entrevistas em grupose ensaio.


4ª Etapa
Traçado do roteiro para passeio na escola.
Realização do passeio pela escola e entrevistas com os responsáveis por cada departamento visitado.


























5ª Etapa
Discução oral com os alunos sobre as observações que eles fizeram durante o passeio.

6ª Etapa
Foi pojetado no data show figura de croqui e explicado aos alunos sua utilidade.















7ª Etapa
Realização de desenhos de croquís da escola traçando o percurso que fizeram no passeio.
















8ª Etapa
Utilizando os lap top os alunos desenharam no tux paint o ambiente da escola que mais gostou de ter visitado.

























9ª Etapa
Os alunos digitaram (kword) os nomes dos departamentos da escola e seus respectivos responsáveis, para elaboração de plaquetas para as portas de cada ambiente visitados.













10ª Etapa
Confecção das plaquetas que depois foram afixados na escola.

11ª Etapa
As atividades foram lançadas no blog e apresentadas aos alunos os quais foram solicitados a fazerem comentários oralmente sobre as ações desenvolvidas.


Cronograma de Trabalhos:

Etapas Data de realização
1ª etapa 09 de fevereiro de 2011
2ª etapa 09 de fevereiro de 2011
3ª etapa 10 de fevereiro de 2011
4ª etapa 11 de fevereiro de 2011
5ª etapa 11 de fevereiro de 2011
6ª etapa 14 de fevereiro de 2011
7ª etapa 14 de fevereiro de 2011
8ª etapa 15 de fevereiro de 2011
9ª etapa 16 de fevereiro de 2011
10ª etapa 16 de fevereiro de 2011
11ª etapa 18 de fevereiro de 2011


Avaliação:
A avaliação foi feita por meio da observação do desempenhos dos alunos nas atividades realizadas e também pela análise dos seus comentários.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Atividade 2a socializando uma experiência com projeto em sala de aula

urso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade: IV
Atividade: 2A
Cursista: Armelinda Pereira Saraiva
Data:07/09/2010
Tutora: Maria Madalena Pereira da Silva


O projeto que conheço o qual pretendo também realizá-lo com meus alunos foi o, “Eliminando o mosquito, acabando com a dengue”.
Para iniciar a execução deste projeto, foi proposto aos alunos a leitura do livro “Que febre de mosquito!” O qual conta como o mosquito aedes aegypti ataca, onde põe ovos e quais são os sintomas da doença.
Em roda de conversa os alunos foram questionados se conheciam alguém que teve dengue. Eles responderam que sim, fizeram relatos sobre a doença e na oportunidade falaram também a respeito do mosquito inclusive como ele se prolifera.
No segundo dia foi trabalhado as maneiras como se pode evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti. Os alunos orientados pela professora fizeram uma listagem de informações que já tinham sobre o assunto, e para verificação dos itens listados, assistiram em data shoou ao vídeo da Turma da Mônica, encontrado no seguinte link http://www.youtube.com/watch?v=vZgmsDT10E8&NR=1&feature=fvwp.
Depois de assistirem ao filme a professor junto com os alunos fizeram uma nova leitura dos itens listados para verificar se faltava algum item e acrescentaram algumas informações.
Na outa proposta da professora os alunos em grupo, produziram cartazes copiando do quadro os cuidados que devemos ter para o mosquito não se reproduzir, fizeram ilustrações e depois de socializarem as informações, os cartazes foram colocados a exposição em diversos locais da escola para informação do comunidade escolar.
Na etapa seguinte a professora disse aos alunos que existe uma armadilha para pegar o mosquito que é muito fácil de fazer e convidou a turma para assistir o vídeo da entrevista que um professor da UFRJ deu no Jornal Hoje, onde ele conta como desenvolveu esta "mosquitoeira" e mostra como fazer. A professora então após a exibição do vídeo convidou a turma para confeccionar uma mosquitoeira para cada aluno levar para casa. Para facilitar a confecção a professora anotou em um mural os materiais necessários e modo de fazer a mosquitoeira, passo a passo. Esta listagem foi feita com a coloboração dos alunos que após assistirem ao vídeo, por mais de uma vez, tiveram condições de ditar para a professora o modo de fazer a armadilha e nessa oportunidade a professora trabalhou texto instrucional.
Terminada a confecção da armadilha para pegar o mosquito aedes aegypti, cada aluno copiou do mural o manual de confecção da mosquiteira, fez uma ilustração de como ela ficou e levaram para casa com o objetivo de passar a informação para sua comunidade.
Durante este trabalho percebeu se que os alunos aprenderam mais sobre o mosquito aedes aegypti, sobre a doença causada por ele, sua forma de proliferação, como evitá-la, conheceram e produziram texto instrucional, .
Pode-se notar que a utilização do computador e do data shoou facilitou o trabalho da professora na transmissão da mensagem e muito contribuiu para o entendimento do conteúdo, motivando o interesse, e a participação dos alunos nas aulas que foram levados a realizarem campanha contra a dengue.