terça-feira, 31 de maio de 2011

PROPOSTA DE PROJETO

Tema: Meu Anjo da Guarda.
Justificativa:
O tema Dia das Mães é fascinante para as crianças. Dentro deste contexto tornam-se momentos propícios para que o professor cria situações de ensino-aprendizagem que possibilitam os alunos a pensarem em suas mães enquanto pessoas humanas, dotadas de desejos, sonhos, medos, projetos e dúvidas e poder, com isso, tornar o Mundo delas, Encantado. Porém não podemos nos esquecer de que entre nossos alunos sempre tem um ou outro que não mora com a mãe, sendo responsabilidade da avó ou da tia, ou até mesmo de outras pessoas. Cabe a nós motivarmos nossas crianças e lhes mostrar motivos para participarem do projeto.
Objetivo Geral:
Na semana que antecede o “Dia das Mães”, realizar com os alunos variadas atividades que os ajudarão a conhecer, valoriza e respeitar as suas mães demostrando bons sentimentos a elas.
Objetivos específicos:
- Estimular a afetividade entre as crianças e as mães;
- Possibilitar aos alunos a pensarem em suas mães enquanto pessoas humanas, dotadas de desejos, sonhos, medos, projetos, dúvidas e poder, com isso, tornar o Mundo delas, Encantado.
- Valorizar o trabalho da mãe (às vezes dupla jornada de trabalho).
- Promover e estimular a linguagem oral;
- Refletir sobre a linguagem escrita;
- Desenvolver atenção e a criatividade;
Metodologia:
- Conversa e discussão sobre o tema;
- Leitura do resumo da história da criação do dia das mães;
- Criação de mensagens para as mães;
- Ensaios de músicas para as mães;
- Confecção de livro de mensagem e lembrancinha para as mães;
- Promover visita de mães, em pequenos grupos, à sala de aula, para Momento flash: (uma foto para mamãe), e observarem o transcorrer do dia letivo, assistindo e colaborando nas atividades da classe utilizando o laptop;
- Montagem de figura de uma mãe;
- Fazer entrevista com algumas mães de alunos;
- Organizar exposição de amostra dos trabalhos dos alunos.
Recursos:
Folha de papel A4, caderno, lápis preto e de cor, pincel, tesoura, revistas, cola branca, aparelho de som, máquina fotográfica, laptop, papel pardo, TNT, lã, computador e impressora.
AVALIAÇÃO:
Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário