sexta-feira, 22 de abril de 2011

DIÁLOGO TEÓRICO

Após estudar sobre os teórico, quero destacar como a mais importante para o trabalho por projeto ,a teoria construtivista, que surgiu com base nos estudos do psicólogo Jean Piaget. Para ele a criança raciocina segundo estruturas lógicas próprias, que evoluem conforme faixas etárias definidas, e são diferentes da lógica madura do adulto.
A proposta desta teoria é de que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos.
Nesta prática, procura-se utilizar de modo inovador técnicas tradicionais, evitando apresentar conhecimentos prontos ao estudante, por isso o nome "construtivismo", pois acredita-se que o aluno aprende melhor quando participa ativamente na construção do seu conhecimento.
Esta idéia ficou um pouco de lado por algum tempo, até mesmo por ter sido, em alguns casos, interpretado erroneamente, e ter caído no espontaneísmo, como se o educador não tivesse mais que interferir no processo de aprendizagem. Atualmente, esta idéia vem sendo retomada e seus equívocos sendo esclarecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário