sexta-feira, 22 de abril de 2011

PROJETO E SUAS CARACTERÍSTICAS

Segundo Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, projeto é uma construção própria do ser humano, que se concretiza a partir de uma intencionalidade representada por um conjunto de ações que ele antevê como necessárias para executar, a fim de transformar uma situação problemática em uma situação desejada. A realização das atividades produz um movimento no sentido de buscar atingir, no futuro, uma nova situação que responda às suas indagações ou avance no sentido de melhor compreendê-las. Nesse processo de realização das atividades, acontecem imprevistos e mudanças se fazem necessárias, evidenciando que o projeto traz em seu bojo as ideias de previsão de futuro, abertura para mudanças, autonomia na tomada de decisões.
Quando elaboramos um projeto, pode ser que este seja de determinada disciplina, mas no decorrer de sua execução, ele vai abrangendo outras disciplinas. Ocorre muito essa situação, pois considero que as disciplinas geralmente estão interligadas entre si. Mesmo que você delimite um tema para seu projeto, provavelmente vai acabar abordando conteúdos de outras disciplinas.
Todo projeto é flexível ao longo de sua execução poderão surgir novas ideias ou até mesmo adequações possíveis para que os objetivos propostos sejam alcançados.
Os projetos interdisciplinares nas escolas partem de um tema central, onde são estudados sob a ótica de diferentes disciplinas. Eles contemplam um tema prático escolhido para trabalho em grupo, a ser abordado com amplitude e profundidade de maneira a evidenciar as relações entre diferentes aspectos, os vários pontos de vista, a correspondência e complementação das explicações e solução de problemas para dar cumprimento aos objetivos traçados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário